Patchwork e Quilting: História e Técnicas
A palavra patchwork significa o trabalho (work) com remendos (patch). Nesta técnica, pedaços de tecidos, geralmente quadrados ou retangulares, são cosidos entre si de modo a criar uma composição de maiores dimensões com desenhos mais ou menos complexos. Estes podem ser utilizados para fazer cobertas, malas, peças de roupa, entre outros.
O patchwork está presente em diversas culturas no mundo, havendo o seu registo desde há milhares de anos em sepulturas egípcias.
O patchwork foi especialmente desenvolvido pelos colonos ingleses e holandeses na América. Estes levaram tecidos que, com o passar do tempo, se foram estragando. Como forma de conservar memórias e aproveitar todos os recursos, as peças eram cortadas pelas partes melhores e cosidas de novo.
Antigamente associado à pobreza, hoje é uma prática muito acarinhada que move uma indústria crescente de designers, fábricas, acessórios e ferramentas, lojas, cursos, e muito mais.
Atualmente, temos à nossa disposição uma vasta gama de tecidos próprios para patchwork e quilting, facilitando ainda mais a dedicação a esta prática.
No passado, o patchwork era uma atividade com importância social e familiar, dado que era feito em grupo (geralmente por mulheres) da mesma família, vizinhas ou amigas. Certamente, num ambiente agradável, o convívio aliado à construção das peças motivava a aprendizagem e estreitava laços. Uma lição a tirar para os dias de hoje! De facto, embora os tempos e os ritmos de vida sejam diferentes, continua a ser frequente esta prática ser feita em grupo, por vezes em aulas, mas também em grupos on-line, onde se executa um projeto sob a orientação de alguém, estando cada um nas suas casas.
Então, o que é Quilting?
Quilting consiste na costura de três camadas de tecidos para obter uma peça espessa, quente e confortável. Geralmente, o topo é uma peça de patchwork, a base (ou as costas) é um tecido de algodão, e no meio fica o enchimento, que pode ter diferentes composições e espessuras. As linhas de costura podem ser em linhas retas ou a formar desenhos mais ou menos complexos.
Os quilts foram usados ao longo da História em roupas, para aquecimento e até por baixo das armaduras, para maior conforto.
A palavra quilt é usada com dois significados. Pode ser um substantivo que designa a coberta ou manta de três camadas de tecidos unidos pela costura. Ou pode ser um verbo que significa a ação de costurar as camadas referidas.
Deixar uma resposta