Então vamos ver o que é necessário para começar!
- Tecidos !!!!
- Cortador rotativo
- Base de corte
- Régua retangular
- Ferro de engomar
- Alfinetes
- Tesoura
- Descosedor de costuras
- Enchimento
- Máquina de costura com fio e agulhas
Na nossa loja online poderá consultar e adquirir estes diversos materiais.
Claro que, com a evolução dos trabalhos e a vontade de fazer composições mais complexas do que quadrados e retângulos, poderemos utilizar outros tipos de réguas que nos facilitam o trabalho ou optarmos por bases de corte de maiores dimensões.
Tecidos

Para mim, a parte mais divertida! Pode usar qualquer tecido, mas o melhor e mais fácil de trabalhar são os tecidos de algodão. Os tecidos que vamos usar no topo do quilt podem ser comprados a metro (as nossas quantidades mínimas são de 25 cm) ou em conjuntos pré-cortados.
A escolha dos tecidos pode ser difícil perante a enorme oferta de cores e padrões. Por isso, para quem está a começar, aconselhamos os conjuntos já feitos (pré-cortados) em que os tecidos provêm do mesmo designer e, por vezes, até da mesma coleção. Assim, os desenhos e as cores conjugam-se na perfeição, originando sempre um resultado final esteticamente perfeito.
Cortador Rotativo, Base de Corte e Régua
Estas três peças conjugadas são as ferramentas essenciais para todos os trabalhos. A base de corte permite cortar com segurança sem danificar a bancada ou mesa onde trabalhamos. O cortador rotativo desliza encostado à régua, fazendo os cortes com a máxima precisão.
Ferro de Engomar
Com ou sem vapor, é necessário para tirar os vincos dos tecidos e firmar as costuras, facilitando a montagem dos blocos.
Alfinetes
As peças, depois de cortadas e distribuídas na posição final, são unidas entre si com os alfinetes, evitando o risco de se misturarem antes de irem para a máquina. Também a colocação dos alfinetes ajuda na costura das partes, mantendo-as alinhadas.
Tesoura e Descosedor
Para ajustes e correções.
Enchimento
Quando fazemos um quilt ou outros trabalhos que necessitem de “corpo”, de estrutura, necessitamos de uma camada de enchimento que fica entre o topo de patchwork que costurámos e as costas do quilt. Este enchimento pode ser de diferentes composições com maior ou menor espessura, consoante o objetivo final.
Os enchimentos podem ser de 100% polyester, 100% algodão, 100% bambu, mistura de algodão e bambu, mistura de algodão e lã, entre outros. A escolha depende do trabalho em mãos. Aconselho o algodão ou bambu para os quilts, dado serem materiais naturais. O polyester pode ser utilizado para malas, sacolas, individuais e caminhos de mesa. As misturas com lã serão ideais para os quilts que se querem mais quentes.
Máquina de Costura
Finalmente, a máquina de costura! Atualmente, qualquer máquina muito básica permite fazer estes trabalhos. No entanto, as mais evoluídas têm uma maior velocidade de costura e aceitam uma espessura maior de camadas a coser (importante para os trabalhos com enchimento), além de outros aspetos práticos, mas não essenciais, como enfiador automático da linha na agulha e corte automático do fio.
Devo dizer que fiz muitos quilts, malas, sacolas e roupas de bebé numa máquina absolutamente básica.
Deixar uma resposta